Análise de Demonstrações Financeiras – Aula 01

Olá tudo bem essa nossa primeira aula de análise das demonstrações financeiras eu sou, professor adriano dantas e nós, temos seis, encontros junto, comigo está também, a professora fernanda pessoa fernanda olá queridos alunos sejam bem vindos à nossa aula de hoje, eu sou professora fernanda que juntamente com o professor adriano e estaremos aqui ministrando, a disciplina de análise das, demonstrações financeiras, ok, então assim, essa é nossa aula, um, né, nossa, primeira, aula e os assuntos, a serem tratados nessa aula primeiramente vamos apresentar sou, professor adriano é eu sou formado em ciências contábeis, tem uma pós-graduação, em controladoria de negócios de gestão e sou, mestre em ciências, contábeis, professora, fernanda, amaral figueiredo, é graduado em, ciências, contábeis e licenciado, em matemática, especializado, em tecnologia de gestão, pública e responsabilidade fiscal e, também em matemática financeira estatística, mestrado, em, administração, quem, vamos lá que nós vamos ver nesses, seis, encontros, primeiramente, nós, vamos ver é o que vem assim demonstrar sua interpretação das, demonstrações contábeis logo; após, a gente vai começar, a falar sobre, a análise das, demonstrações contábeis da nave essa análise vertical horizontal os índices de liquidez de endividamento de lucratividade de atividade e ainda. Por fim falar um pouquinho sobre, os métodos de previsões e falei quem é segmento e com, os objetivos da nossa disciplina os objetivos da nossa disciplina identificar e compreender os componentes das, demonstrações contábeis entender, o conceito de análise das, demonstrações contáveis reconhecer e elaborar, os cálculos da análise vertical e, horizontal compreender identificar e elaborar os cálculos dos antes de liquidez endividamento e lucratividade e rentabilidade e atividade compreender elaborar os copos do métodos de previsão e falência esses são todos os objetivos da nossa disciplina como é que será composto hoje a nossa aula 1989 nós vamos identificar e compreender os componentes das demonstrações contábeis e entender os conceitos de análise das, demonstrações contábeis ou demonstrações, financeiras esse é hoje, a nossa tão se esperada tarefa, no ambiente virtual virtual introdução à análise das demonstrações contábeis é isso que vocês vão ter que fazer lá no nosso ambiente virtual na nossa aula dois já 15 19 na próxima semana nós vamos, compreender e elaborar, os cálculos da análise vertical e horizontal na primeira aula os conceitos essenciais logo, após ele iniciar, a fazer análises através da análise vertical e horizontal na nossa aula três dias 20 e 21 9 nós vamos compreender nós vamos, sim de identificar e elaborar os cálculos dos índices de liquidez e endividamento correto e terá o que no nosso ambiente virtual uma, tarefa numa sala 3 também desta vez um questionário chamado, elaboração e análise vertical horizontal índice de endividamento e que desde então um questionário pra vocês na nossa aula quatro dia 28/9, o nosso trabalho vai ser compreender, identificar e elaborar, os cálculos dos índices de lucratividade e rentabilidade aqui em cima eu falar de liquidez endividamento e aqui embaixo do criatividade e rentabilidade vai ter tarefa vai ter tarefa elaboração do ceará e análise dos índices de liquidez endividamento e pouca atividade rentabilidade que de atividade; ok, a nossa quinta aula, a gente pega tudo o que a gente viu até agora, ea gente vai também é compreender identificar e elaborar os índices os que calcular é os cálculos dos índices de atividade e por fim compreender elaborar os cálculos do metros de falência de uma forma mais pinto também, nossa sexta, aula, dia 3/10, revisão e prova rock então assim, a avaliação presencial dia mais esperado né dia, a gente dá tirar nota, boa todo mundo. Passar na nossa tela aula teleaula um agente vai, falar, sobre, interpretação e análise das, demonstrações contábeis de que forma nós vamos identificar nós vamos, identificar e compreender, os componentes das, demonstrações contábeis, eu não, consigo analisados e não compreender os componentes das, demonstrações contáveis e por fim entender os conceitos de análise das, demonstrações contábeis ou demonstrações financeira esse objetivo dessa, nossa, ao, correto, então, vamos, lá, demonstrações contábeis o que vem a ser demonstrações contábeis constitui um importante veículo de comunicação que entre a empresa e seu cheiro holders e stakeholders, ou seja acionistas credores e clientes, funcionário e público, em geral, ok, gente, então como é que é isso é uma ferramenta de comunicação ‘machine não é marketing a ferramenta de comunicação da situação econômica e financeira das, empresas aaaah com, seus, proprietários com, seus, empregados com, seus, clientes com, os seus, fornecedores com, o banco com, o governo então, a demonstrações contábeis é isso é todo esse contexto de informação do que que a empresa como é que a empresa está naquele momento para que as pessoas tomem decisão; ok, então um, pouquinho, mais, sobre, esse, nosso conceito, carlos slides que seria então esses cheiros holders que a gente chama seria são os acionistas seja, o dono da empresa ou seja aqueles que possuem parte de uma empresa ou então estou falando aqui questões que há demonstrações contábeis serve para gerar informação aos donos da empresa serve e o que mais também se falou aqui destaque holders que são isto tem que outras são todo e qualquer parte que têm interesse em uma determinada empresa e vão fornecedores e tudo mais então o que a gente está falando aqui stakeholders, sheik rodrigues, take home, ou seja todo mundo que trabalha empresa todo mundo que de certa forma utiliza informações financeiras dessa empresa em resumo em resumo é a demonstrações contábeis é um elo de comunicação com, quem com, todos, os jurados usuários é isso quem, são esses usuários das, demonstrações contábeis gente, viu, lá, em, contabilidade geral é a primeira certeza quantidade são os investidores, são empregados, são os credores por empréstimos, são os fornecedores, são os clientes é o governo e suas agências ea sociedade em geral então pra isso que serve a demonstrações contábeis, a forma de comunicação um todo esse público, ok, então, demonstrações, contábeis, são portanto, uma, ferramenta, útil, para, a tomada de decisões estou afirmando estou perguntando pra vocês vocês viram, no primeiro momento na primeira aula de contabilidade geral e depois vocês viram na contabilidade de custos, várias informações sobre as demonstrações contáveis e aprender em determinado momento até, a a produzir um balanço patrimonial produzir criar produzido, a demonstração de resultado e é importante para, a empresa saber como ela está ou não, não, faz diferença, para, a empresa, a empresa não quer saber se quando ela deve com que ela tem para receber, quando ela tem de estoque quanto ela tem em caixa quanto que ela vendeu quanto que ela recebeu dessas vendas quanto que ela tem de custo é importante da empresa então vamos?

Aqui nos slides, a gente decide um pouquinho sobre isso mas como que eu vou tomar essa decisão eu tenho demonstrações contábeis de que forma eu vou tomar essa decisão pedindo mais ainda como entender essa comunicação repassada pelas demonstrações contábeis como fazer isso como é que vocês vão fazer isso aí como é que vai receber as demonstrações contábeis e ao mesmo tempo fazer com que compreendam gente diferente das empresas diferente da adi empresa ou, o balanço patrimonial demonstração de resultado diferente de outras ciências ela não tem um intermediário ela não tenha uma comunicação direta, eu eu sempre cito um exemplo acho que eu falei em conta da geral volta, a falar aqui você vai lá, todo mundo, aqui já fez, a análise de sangue né já fui lá e tirou sanguiné tirou sangue saiu sangue que você faz, no laboratório, o laboratório extrai as informações se, o sangue disse você tem anemia se você tem é infecção se você tá com algum problema de saúde ou quem é assim quando você recebe esse exame você, pega, em, exame, lei fala, o seguinte eu já sei tudo que eu tenho não é que se faz o a pessoa mais prudente leva um médico levar um médico entrega esse exame e ele analisa que as informações a partir daí diz o que você tem correto beleza agora as demonstrações contábeis não tem um intermediário, a demonstrações contábeis em fazer certo de forma que quando chega na mão do empresário ele mesmo consigo observar a ciência que é do outro a contabilidade é do outro vai mostrar você vai mostrar, a empresa está aí todos informações mostrar, a empresa pra ele pra que ele tome decisão a omd que entra a análise nesse contexto, a análise entra num contexto de tornar ainda mais fácil às informações que estão nas demonstrações contábeis às vezes, comparando, um, ano com, outro, comparando, uma, conta com, a outra e isso que a gente vai ver nessas aulas vamos lá próximos, slides definição de contabilidade que eu passo desde a primeira aula é é um conjunto sistemático de procedimentos que identifica registra mensura acumula resume demonstra e interpreta os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade evidenciando os na forma de informações aos usuários, ok, esse é um conceito.

Do professor bolinelli né e e. Do professor pimentel, professor renê que eu gosto muito desse conceito porque ele talvez esse conceito nos traga, a análise das, demonstrações contáveis talvez é isso que tenha sido feita né porque quando a eta que interpreta os fenômeno né entra na análise é isso que a gente vai tentar fazer aqui essas aulas vão interagir um pouquinho e interagindo pra gente pensar um pouco, o fruto do trabalho do padre no bolo né, o pão outras guloseimas e esse é o fruto do trabalho o fruto de um trabalho de um artista e sua obra, o seu quadro ou escultura ué e enfim e agora e o fruto do trabalho do produtor nada, mais justo que seja o que foi colhido delmiro arroz, o feijão é a soja correto esse é, o fruto do trabalho agora e o fruto do trabalho da contabilidade foi, o trabalho do contador qual, seria então é estudos feitos por mim mesmo né estudo feito pelo bom contador, a gente gosta de falar assim o fruto do trabalho da contabilidade, são suas demonstrações é isso que ele entrega para a sociedade e lhe entrega, o balanço patrimonial entrega de r é de mais. Demonstrações correto mas tem um que é principal é considerada principal balanço, patrimonial é sua principal demonstração, contábil da contabilidade eu considero, o balanço patrimonial, a nossa obra prima, ok, não teme que lançou ontem os quadros não da contabilidade obra prima para, a contabilidade é o balanço patrimonial ali eu consigo ver tudo eu consigo prever, o futuro eu consigo saber o que aconteceu no passado eu consegui saber como eu me espelho prestar hoje, a de que forma eu faço só de andré não, a gente tem que aprender a anara liesaa, o balanço patrimonial; ok, vamos lá no na lei 6 404 que rege a contabilidade e indica quais são as demonstrações contábeis. Ok, o balanço patrimonial demonstração de lucros ou prejuízos acumulados demonstração do resultado do exercício de demonstração de fluxo de caixa e se, companhia aberta demonstração do valor adicionado correto é bom ver tudo isso não é técnico em finanças vai ver o que eles vão ver, o balanço patrimonial ea nave da demonstração do resultado, do exercício, ok, primeiramente vamos, ver, o balanço patrimonial mas sempre, a gente consegue bater um papo né fernanda como estão os pólos participando perguntando vamos interagindo, os pólos eles estão participando neto todos, já, já, estão aqui, a maioria já está participando e estou mandando mensagem é nós estamos aqui é observando as mensagens e posteriormente, no momento oportuno, né, nós, vamos, repassar, para os, questionamentos, ok, então, lá, pros nossos designers, balanço patrimonial, balanço, patrimonial, demonstra, os saldos dos elementos, patrimoniais e se, sai bem logo logo, a dos agrupados em ativos, passivo e patrimônio líquido? Ok é isso que o batman, balanço patrimonial demonstração, ok, vamos lá ver isso tudo balança já falou sobre isso porque nas aulas de contador geral eu tenho que o ativo eu tenho um ativo circulante eu tenho um ativo não circulante, ok, então é isso é assim que é composto a contabilidade estar aqui eu estar aqui é muito importante estar nesse grupo eu faço dinheiro até, o final. Do exercício seguinte estar nesse, outro pão significa que eu só consigo fazer dinheiro ou eu não quero por exemplo colocado imobilizado eu compro, para não vender, nunca né investimento eu quero lucrar, o máximo possível de luca mas, a idéia daqui pra baixo é que seja transformado em dinheiro a partir, no fim do exercício seguinte do fim, do ano, seguinte, ok, vamos lá que mais eu tenho um passivo tem eu tenho um ativo do lado no balanço patrimonial tac, o ativo é todos mesmo ativo circulante não circulante do outro lado eu tenho passivo que é o património único passivo e patrimônio e passiva também tem, o circulante é isso até, o fim do exercício seguinte eo não, circulante após, o fim do exercício seguinte, o patrimônio líquido é o que já pertence ao sócio, são os capital, social de reservas e os lucros acumulados, ok, distinguir, entre, este e este é muito importante para, a tomada de decisões ea gente vai ter alguns exemplos, para falar, sobre, esta importância, ok, vamos, lá, quais, são os níveis, a ser apresentado, no balanço patrimonial eu vou ter, no nível um, ativo, passivo e patrimônio, líquido, ou seja.

As contas mas, a macro né o correto é no nível 2 ou ter ativo circulante ativo não circulante passivo circulante e passivo não circulante que o patrimônio líquido correto e as contas de resultados é daqui que estou colocando toda atenção com, o resultado, a gente vai ver logo, em seguida e, no livro três sintéticas conta que representa o somatório das contas analíticas que recebe os lançamentos contábeis como por exemplo caixa ou, o equivalente caixão fechado então vamos lá dos componentes do ativo como é que classifica as contas dos ativos e classifica as contas do ativo da seguinte forma eu tenho um ativo circulante e eu tenho um ativo não circulante, o ativo circulante, a qual devemos incluir as contas que sejam realizadas em até 12 meses do encerramento, do balanço, patrimonial ou, seja até, o fim do exercício seguinte encerrei dia 31 de dezembro de 2015, vai ser circulante até, o fim de 2016 correto as demais contas elas, são classificadas, como, não, circulam. Ok, é tem que saber isso tenho que saber identificar o que é circulante que não circulante essa identificação é muito importante para tomar, a decisão para saber. Como é que eu vou trabalhar as minhas contas para saber como é que eu vou trabalhar os meus recursos financeiros para conseguir prospectar o que eu vou fazer no futuro que eu tenho que fazer pra cá com, os meus compromissos uma coisa é fato aquilo que eu tenho para receber é tenha certa dúvida você pode receber ou não mas aquilo que eu tenho que pagar à empresa e felipe certo vai ter que pagar então você tem que saber balancear você tem que saber jogar com, essas prazos, jogar com, essas, dívidas com, esses valores, a receber, a ponto de que não chega, no dia você pagar uma conta você não tem dinheiro em caixa quem continuando aqui, o ativo circulante é o que então que a circulante da empresa fernando é, o disponível valores que são prontamente realizados ou seja transformados em dinheiro então quais seriam esses valores então nós temos por exemplo, a conta caixa banco são aqueles valores disponível que eu tenho na empresa naquele momento aí nós temos também é os estoques que são valores constantes em estoque relacionados às mercadorias, para revenda material de consumo é o consumo material de uso. É o consumo matéria prima insumos então, são aqueles valores que a empresa nem aqueles materiais que a empresa compra alguns para comercializar e outros para o seu uso e consumo nós temos também, o contas, a receber e que são valores, a receber junto, a terceiros com, vencimento até, o final do exercício, do ano, seguinte, então, nós, temos, a seguinte situação, a empresa é um comércio né um restaurante né e então ela vende é a prazo pra alguns alguns clientes então esse valor registrado nessa conta representa, o valor que ela tem para receber, seja, em, 30, dias, ou, até, o final do exercício, do ano, seguinte, nós, temos, também, outros créditos que são impostos a recuperar despesas pagas antecipadamente adiantamentos, a empregados e fornecedores e agora, nós temos, o grupo é um outro grupo ativo não circulante que são tudo que não é fierro land são eles realizável, a longo prazo valores que somente são realizados após o final. Do exercício seguinte participação em outras companhias empréstimos, a pessoas ligadas nós temos os investimentos que é participação em outras sociedades e outros investimentos em bens com, características permanentes como imóveis veículos que não se destinam às atividades operacionais da empresa e nós temos, o imobilizado bens com, características permanentes relacionados diretamente às atividades operacionais da empresa e o intangível que são bens não corpóreos destinado às, operações das empresas; ok, a gente decidiu então já temos gente fala que é muito importante saber o que é circulante não circulante esses últimos três laides, traz, informações úteis para que vocês tome, decisão em cima do que a gente vai propor os exercícios saber o que está dentro de cada grupo! Ok, novidade que tem aqui, o intangível intangível que ela o que não é tangível hoje pra ficar fácil pra vocês, a marca é um engano terrível entendeu ser compra, a franquia x, você paga pelo que o estoque não ser paga por poder utilizar aquela marca né, o poder ser franqueado daquela daquela marca é um tipo de entendimento é a formulação de bens que não se tocam mas que se têm valor ter esse nome tem valor e é isso que a gente coloca aqui nesse instante é novidade que tem mobilizado normal é todo mobilizado investimento eo realizável mesmo mesma forma continuando os nossos light vamos falar dos componentes do passivo, o passeio pode ser circulante e não circulante, no passivo circulante devemos incluir as contas que devem ser liquidados no período de até 12 meses do encerramento, do balanço, patrimonial da mesma forma que um passinho, no ativo né aqui pra cima até 12, meses, daqui, pra, baixo, demais todas, são passivo, não, circulante, ok, vamos, lá, quais, são os passivos, circulantes, nada, como, ativo, a gente discute muito passivo é muito claro né, a circular só os meus fornecedores aquele que vende a mercadoria que do meu comércio do dia a dia é são os empréstimos e financiamentos, a pagar são as obrigações fiscais que normalmente são de vencimento próximo são as obrigações sociais trabalhistas contas, a pagar e as provisões que as empresas têm é o que é aquilo que ela produziu zona de 13º de salários e de férias é e de outras coisas é de perdas de estoque enfim correta e o passivo não circulante, o passivo não circulante empréstimos e financiamento, a longo prazo ou seja, o empréstimo ele tem parte dele que é curto prazo ou seja vence até, o fim do exercício seguinte tem, parte dele que é longo prazo vence após, o encerramento do ano seguinte que qualquer outra conta que você não vai pagar é a curto prazo seja, a longo prazo seja até após o final! Do exercício seguinte obrigações, sociais tributar, a longo prazo pela professora obrigações, sociais tributários, a longo prazo como é que é isso o governo normalmente a gente tem até, o mês seguinte para pagar qualquer tipo de tributo, normalmente aqui se encaixa os parcelamentos pessoal empresa cria uma dívida, a gente chega nessa, dia e fala assim olha! Eu não consigo pagar agora, o governo tem algumas ações de parcelar, a dívida da empresa para que a empresa fique inadimplente com, o fisco tem as suas certidões mil que o governo consiga receber isso passei lá da mente isso normalmente passou do ano seguinte tudo de passar, o ano seguinte ele vem e vira é não circulante que mais outras passivos e provisões, a longo prazo correto simples a parte. Do passivo e aí eu quero novamente chamar, a atenção eu quero chamar, a atenção de vocês pra que que a distinção entre circulante e não circulante é primordial para: a correta correta análise das demonstrações contábeis correto perguntinha o que é melhor ter uma dívida que vence amanhã ou que tenham vencimento. No final do mês ter um valor, a receber amanhã ou; no final do mês, faz diferença pra, você, faz, diferença, pra, você, no seu dia, a dia sempre eu gosto da empresa que da contabilidade que pode levar, o dia, a dia não chega, no dia a dia faz diferença para você uma, dica, você, tenha, para amanhã para que ela diga que você vai receber só, no ano seguinte, faz, diferença, pra, você, faz diferença, para você; a conta que paga no mês que vem a conta só paga daqui dois anos faz diferença faz é faz muita diferença, então, essa, classificação, entre, curto e longo, prazo é muito, muitíssimo importante para que a gente consiga analisar demonstrações contas roc então novamente aquino atenção nem, a continuação dessa forma quando olhamos, para, o balanço patrimonial entendemos que os direitos e as obrigações estão classificados corretamente pois um, equívoco, nessa, classificação, pode, fazer toda, a diferença nas ações da gestão e administração; ok, a gente é lembrada, no começo ele falou ó você analisa leva para o médico, o médico analisa não né, a contabilidade não tem intermediários e levar por causa da gestão se você faz errado ali você classifica errado se você não consegue sair, corretamente, você, leva, informação, errada, gera, tomada de decisão, errada, ok, tomar, a decisão errada gera, resultados, errados, ou seja é é no comum e leva, a empresa por buracos e acaba em virtude de uma, informação errada você acaba levando, a empresa para um caminho de falência e isso, a gente não quer é isso que a gente quer que você trabalha, no dia a dia como técnico em final vamos lá seguindo, slides, o patrimônio líquido é o que eu tenho é do sócio gostei do capital social reservas de lucros, ou prejuízos, acumulados poucos, a gente analisa muito pouco essas contas desse grupo que na verdade isso aqui vai estar dentro da demonstração de resultado do exercício hoje totalmente quitada zerado e aí, a gente trabalha mais com total do patrimônio, líquido, nas, análises, ea, gente, vai, ver, durante, os exemplos, o porquê, disso, ok, dando, seqüência, como, eu não, falar, no balanço patrimonial é professora fernanda foi outra demonstração que a gente tem a nós temos a demonstração do resultado do exercício que é a demonstração! Do resultado do exercício, demonstra, o comportamento das, contas de resultado durante um determinado período indicando se, a empresa obteve lucros ou prejuízos então o que acontece a empresa tem um ramo atividade dela né vamos colocar aqui um comércio de autopeças então ela vende essas peças e pra vender essas peças ela tem gera tanto receita mas para gerar, essa, receita, ela teve o que ela teve, o custo da mercadoria ela teve despesas nem tão, a demonstração de resultado ela vai demonstrar, a receita -, a despesas e nós vamos chegar no lucro da empresa lucro ou prejuízo né, o professor adriano que sair e se, a demonstração de resultado né, o objetivo da empresa é vender mais também é vender mais é demais também, o objetivo da empresa, mas o objetivo da empresa maior e até maiores lucros correta, a gente vai ver muito aqui em um determinado momento que algumas empresas lucram pela margem ou seja, a margem de erro é muito grande ela compra por, 10! 000 m por, 50 mas se, a empresa que ao contrário ela ganha pelo giro ela compra por 10, 20, por 11, mas ela, vende, muito, ela, vem de mil vezes aquele produto então quem tem empresa que vende que ganhar pela margem ou seja a margem dela maior!

Tem empresa que vem ganha pelo lucro tem atividade para cada, um dessas é uma das coisas que a gente vai ver dentro da demonstração de resultados, ok vamos ver, a estrutura demonstração de resultados gente já viu isso revisão rápida, para tomar, a decisão decisão receita bruta, são todas, as minhas vendas o que eu venho de mercadoria o que eu venho de produto o que eu vendo de serviços somando esses três aqui da minha receita bruta total das minhas vendas rock e eu tenho. As minhas deduções é o que tudo o que eu tenho de que não dá minhas vendas que não é venda, ok fernanda as medições são as edições de vendas, são os impostos né incidente sobre vendas são as devoluções de vendas os abatimentos e os descontos comerciais né então aqueles descontos que eu dou para o meu cliente sem nenhuma condição é são é considerado deduções de vendas ou seja as deduções de vendas só aquela parte da venda que no fundo, no fundo não é venda então quando eu vendo pra você algo por r$100 parte daquilo do governo é imposto parte daquilo é eu posso que colocar um desconto eu vendo por 100 mas não não vou eu vou te dar um desconto de 10 vai virar 90 só então isso é muito importante então as deduções é pra isso pra trazer, a receita do bruto pro líquido porque realmente vai entrar, no bolso da empresa; ok e receita, líquida justamente isso é a diferença entre, a receita bruta -, a minha deduções é igual, a receita então seja 165, mil – 24! 750 é igual 140, mil e 250. Seguindo nos slides, então, eu saí aqui da minha receita líquida e depois tem tudo que eu vendi do que eu vendi o que não é meu que são as deduções e logo. Abaixo tudo o que eu vendo tem um custo que os meus custos das vendas então a mercadoria que eu vendi tem o custo da mercadoria vendida os produtos que vende tem os custos dos produtos vendidos ou serviço que os preços que eu prestei tem um custo dos serviços prestados somei está, o total dos custos das minhas vendas e esse – esse é o meu resultado bruto o que alguns chamam de imagem de contribuição contribuição pra quê para quê serve esse valor de 64 mil serve para pagar todas as despesas da minha empresa que não estão custos ou seja energia aluguel salário de vendedores comissões e tudo mais souza fernanda e bom é continuando aqui né na no resultado, no resultado bruto e nós temos agora as despesas né as despesas operacionais e são aquelas é despesa que foram necessárias pra mim conseguir vender, o meu produto certo são as despesas administrativas despesas com, vendas e outras, despesas gerais nas, despesas com, vendas, nós, temos, por, exemplo, aquelas, despesas nem, professor adriano com marketing e publicidade da empresa que foram necessárias pra quê pra que eu conseguisse vender aquele meu produto, no mercado da maior. Visibilidade também daquele produto, no mercado essas, despesas, também elas, são necessárias, dentro da empresa; ok, a soma das, minhas despesas operacionais, para 61, mil e 50 então chega, o meu resultado antes do resultado financeiro de 2. 950, nossa gente, voltar aqui, no primeiro slide de 165 mil foi consumindo consumindo consumindo agora, eu tenho, quanto resultado 2. 950 somente porque porque, a empresa tem um curso de operação dela tem um custo de operação e isso conta muito, o resultado dessa seria 2. 950 pára por aqui, a demonstrações contábeis não ela tem mais, a outras coisas quais, são essas outras coisas então tenho que o resultado antes do resultado financeiro agora, eu tenho, também, o meu resultado financeiro que pode ser positivo pode ser negativo porque olha, o juro que você recebe é positivo é o aumento do lucro agora, o juro que você paga ele negativas diminui, o lucro; a ok então, o resultado dessa daqui vai ser, a diferença desses 2.

350 negativo com, 900 positivo, dá igual, a 950 negativo e com, o meu lucro agora, 2000 já, baixou, mais, ainda, esse aqui é, o meu resultado antes das, despesas com, tributos, sobre, o lucro que hoje seria despesa com, imposto de renda e contribuição, social rock nós, vamos trabalhar, sempre, o exemplo das empresas do simples para trazer mais, a nossa realidade do dia a dia da maior. Parte das empresas é do brasil ea gente não vai incluir esse é esse grupo aqui, a gente vai sempre trabalhar com, esse resultado, aqui, como, sendo também, o resultado líquido do período a não achamos conveniente abordar esse imposto de renda, pessoa jurídica se tratam de empresas do simples toque então esse resultado líquido. Do exercício popa, vamos lá sai de quanto de 165.

000 pai de lilo indo te vi, os meus cultura minhas decisões e chutes falar uma coisa para você que venha ser devolução de venda devolução de venda é aquela venda que eu físico car não, quis devolveu da informação pra mim além do valor isso que a gente começava em análise traz informação para mim além do valor por exemplo tenho aí de 6. 600 de devolução de venda com, a informação que tem além. Do valor que o valor já diminuiu! Do meu lu, 600 algo que eu possa fazer para diminuir, a minha devolução de venda porque você devolve você, no seu dia a dia você compra um produto com, a motivação que leva você devolver, no seu dia a dia eu só devo. Se eu comprei algo que eu não queria eu só devolvo. Se eu comprei algo que eu não gostei; ok, então quando começa, a aumentar, a devolução de vendas você tem que olhar para sua equipe de vendas que está acontecendo na ponta que você alterou a sua equipe de venda talvez, o motivo seja isso veja nos seus, vendedores se tem alguém que vem de mais vender demais, o vendedor que vende muito nem sempre é o melhor vendedor pra você eu costumo dizer que bom aquele vendedor que vem sempre né que chega assim num vou citar um exemplo pessoal fica braga farmácia chega na farmácia quer comprar uma vitamina, você, vai, lá, querendo, comprar, um, pão, colocar comprar de pieroni, para passar. Uma febre do meu filho você sai de lá com, ele através de um remédio anemia remédio pra tudo que é médico e depois que a gente é tem já os cabelos brancos sempre oferece, a vitamina não sei qual, o motivo mas sempre oferece uma vitamina para, a gente então assim, o cara me deu, um, monte mas se, você chega, em casa, fala, não queria isso vou lá e devolvo, são duas coisas que você perde você perde, a mercadoria o cliente que o carro não volta mais e fica sem graça então tem informação nenhuma 6 contábeis além dos números; ok, no outro, abatimento, sobre, venda, abatimento sobre venda que ele aquela mercadoria que você vendeu seu carro voltou queria devolver você não aceitou, a devolução e falam mas só eu comprei essa calça jeans as mulheres vão entender como falar, o nome não ea costura já estava torta da calça né, a a aba da causa está um pouco torta e num serve pra mim aí você chega lá pra devolver, aquela, fase, em, nossa, faz, assim, fica era, 100 reais, vão, fazer, você, por, 80, mas continua com, a peça então assim, se tem abatimento é porque a qualidade do produto não é boa informação além dos números se, a qualidade não é bom que você vai olhar pouca qualidade não é boa quem é o meu fornecedor a obra for senador é, o fornecedor aaaa legal, mas, o ano passado era, qual não é passada, no peito isso significa que o fornecedor a modelo forneceu do b porque fornecedor a ser fique provavelmente a qualidade do fornecedor b é superior à qualidade do fornecedor a informações além dos números e é isso que a gente vai ter que fazer aqui em análise; ok, conseguir um, pouquinho aqui, os nossos, slides e vamos falar, o seguinte nós não tem que falar sobre a abordagem inicial das, demonstrações contábeis; ok é a análise do grego análise né e significa de solução é o processo de decomposição de uma substância ou tópico complexo em seus diversos elementos constituintes, a fim de se, obter uma melhor compreensão sua, bom, nós, podemos, fazer, uma, analogia, né com, a questão da análise quando nós vamos, a algum laboratório né, o técnico em laboratório de coleta, o nosso sangue aí posteriormente, a coleta de sangue ele vai fazer, o que ele vai apresentar, o resultado, do exame e vai demonstrar né quais, a subir danças né que compõem qual os elementos que compõem o nosso sangue e assim, a análise ela vai demonstrar né em é um tópico complexo em diversos elementos constituintes então quando, eu falo, sangue posteriormente eu vou, decompondo e assim, a análise das, demonstrações contábeis, muito bem professora, fernanda quando, a gente chega aqui, no próximo slide; abordagem inicial das demonstrações contábeis, a gente vê aqui segundo, matarazzo em 2003, a análise é da demonstrações contábeis objetiva extrair informações correto das, demonstrações financeiras para, a tomada de decisões, ok, então qual é a função da análise que a gente vai aprender em seis, encontros extrair informações para, a tomada de decisão nada mais que isso tem que pegar informações do balanço patrimonial a demonstração.

Do resultado do exercício que transformar em algo que você consiga tomar a decisão é isso é muito complicado isso é muito simples é muito simples quando a gente entrar nos anais, vertical horizontal começa, ampliar, o seu horizonte quando, a gente entra nos índices, a gente começa, a descobrir, a bola da contabilidade análise é uma disciplina muito interessante pra tomar, a decisão, no seu dia, a dia dos nossos, slides ainda sobre, a abordagem inicial é é a análise vertical horizontal e análise de índices e conscientes é o que a gente vai fazer correto, a gente vai verificar dentro do mesmo ano a gente vai ficar, no horizonte ou seja entre vários anos que a gente vai analisar alguns índices e alguns conscientes são essas as análises que a gente vai fazer rock aqui eu tenho pra iniciar um assunto, a vocês ao final da aula, a gente volta com; ele que eu tenho um tripé de análise três quatro ou três coisas desculpa três coisas que a gente tem que prestar muita atenção na liquidez ou seja o que eu tenho para receber, quando, para receber. No endividamento o que eu tenho pra pagar quando eu tenho que pagar e na rentabilidade quanto que sobra pra mim, ok, esse tripé aqui de análise que a gente vai trabalhar nesses encontros que eu estou dizendo então que eu posso ter só liquidez e não ligar para o endividamento eu posso sair te ligar para o endividamento não dever e largará mão da rentabilidade ou digo mais ainda da lucratividade, eu posso abrir mão de um, para o não os três, são plenamente ligados eu tenho que ter liquidez eu tenho que ter dinheiro pra arcar com, os meus compromissos e eu tenho que melhorar a qualidade das, minhas dívidas quando eu não tenho dinheiro para pagar o que eu faço melhor qualidade das dívidas menores juros com, maiores prazos só, mas eu comprei sem juros eu não acredito que existe a compra sem juros existe compra diferentes catedral um prazo maior, mas normalmente à vista o preço vai ser outro então assim é eu tenho que trabalhar os prazos para conseguir através dos prazos ter, a maior facilidade de arcar com, os meus compromissos do dia quando eu falo, em rentabilidade eu tô, falando desses caras aqui eu tô falando o seguinte de duas coisas interessantes e renda e lucratividade que renda ter um bom lucro que têm um bom lucro pra você tem um núcleo de um milhão é bom para vocês, vão, pensar e cada um de vocês, estão aí, no seu negócio está trabalhando na empresa tem, o lucas empresa de 1 milhão por mês é bom pra você pra, mim, seria, ótimo, excelente, né, bye, bye, é tomar até pra mim é ótimo mas, a petrobrás teria o river eu provava do rio doce a companhia grande seria horrível então aí que tá rentabilidade é quanto eu ganho levando em consideração aquilo que eu investi correta rentabilidade é isso não é ter grandes né ter lucro, o lucro é o quanto eu tenho eu vendi tanto e tenho tanto de lucro beleza essa lucratividade e rentabilidade em visto e recolho que y é diferente isso que a rentabilidade isso também é muito importante e eu só consigo ter, a empresa sadia quando eu consigo ter liquidez e controlar as minhas dívidas através de endividamento e ter, o melhor lucro levando em consideração os valores que investir na empresa; ok, professora, fernanda? Ok, profissional adriano muito belíssima sua explanação é sobre, a análise das, demonstrações contábeis é muito importante é quando você faz, a análise das, demonstrações contábeis você faz um diagnóstico da saúde financeira da empresa sobre esse tripé de análise é muito importante isso hoje, nas, empresas, né, num mundo, cada, vez, mais, competitivo é a análise das, demonstrações contábeis ela é muito importante então pra vocês, técnico, em, finanças, né, preste, bastante, atenção, nas, nossas, armas, para nossas, próximas aulas que esse conteúdo, será, muito importante, para o dia, a dia profissional de vocês; ok, a gente é vocês vão ter uma, atividade agora de sala e eu gostaria que os tutores presenciais entrasse no site carro de ponto crítico favor aqui, no natv entrar, no site carro de contribuinte e digite esse número, aqui ao final da aula de hoje é nós vamos fazer uma atividade, em, cima, dessas, atividades, levadas, em, sala, em, cima dos doi correto é, o pólo que ganhar né a competição nossa aí, a festa final vai mandar cá chocolate, pra, você com, certeza, nem, professora, eu vou, mandar, uma, caixa de chocolate, chora pelo, pólo, vencedor de hoje; ok, então, vamos, incluir tem seis, sete pólos, presentes ainda, os demais, favor entrar, no valor não, entra, o aluno separado mas, a gente tenta entrar com, um só com, cada, pólo, uma, cidade, beleza e após, os exercícios, a gente volta ea gente começa, a falar novamente sobre esse, nosso desafio, ok, vocês, tem, 20, minutos, para, o governo as atividades entre, vocês aí, ea, gente, volta, pra, gente, corrigir e lançar, o desafio do carro, tipo, pra, vocês, ok, até, lá, olá, queridos, alunos já se passaram 20, minutos, pra, vocês, tentarem, grupo, discutir, sobre, o conceito de análise, fazer exercícios é esse é o papel de vocês enquanto alunos é discutir para criar, conceitos além daqueles que a gente apresenta aqui nas, nossas telas, ok é gostaria de solicitar para os coordenadores de pólo aquele que não entrou ainda tentar entrar no site é carro, tipo, ponto, ritla, no chat; ja, tao, o link e entre com, o nome, do pólo não com, seu nome que a gente acaba não sabendo aonde, a gente acaba excluindo aqui; ok, a gente vai fazer até, o fim da aula então vão pode entrar daqui, a pouco, a gente, vamos lá, para nossas atividades sala 1, a questão era: bem ampla né que dizia o que ele dizia elabora e nem chic forte isso né elaborar um conceito de demonstrações, contábeis e diz mais ainda além da definição continua material é importante expressar, a opinião, no grupo. Ok é e aí que aconteceu aí como é que se discutirá até onde você chegar alguma algumas é conceito chegou aqui é junto ao, a fernanda, a nossa professora e alguns interessantes até é professora com, certeza né como diria é os jovens na atualidade um site hoje bom boné como diz os alunos então vamos lá ao conceito aluno daniel de ji-paraná, na ele colocou assim, são demonstrativos que expressam as movimentações contábeis ou corridas em uma entidade sendo resultados que proporcionam projeções de novos nós temos aqui também, a aluna é viviane e thaísa lá do pólo de são miguel, ela respondeu; ah sim constitui importante veículo de comunicação entre, a empresa e seus cheiro ou diz e stec ondes acionistas credores clientes funcionários e público em geral, são portanto uma ferramenta, útil para, a tomada de decisão e nós temos aqui vários outros né que responder nós temos aqui, o pólo de presidente, médici também aluna juliana e participou conosco, o aluno jean vários pólos estão participando pólo de cujubim também está participando aqui conosco, né todos, participaram e todos, encaminharam respostas ea maioria, está, correta, nós, temos, aqui, também é aluna, márcia de presidente. Médici ela respondeu à questão dizendo que é um importante veículo de comunicação entre, a empresa e os acionistas credores clientes e funcionários e público em geral gente é isso é uma ferramenta de informação entre qualquer qualquer mesmo é nível de empresa, comercial ou industrial ou de serviço ou aquela é água indústria ou aquela é microempresa ou, aquele microempreendedor, individual aquele, produtor rural é uma ferramenta que consiga, dar suporte financeiro e econômico para, a tomada de decisões de todos todo mundo, usa as demonstrações contábeis, para poder, tomar, a decisão o banco usa, para decidir se vai ou não acreditar que na sua empresa é para quem é financiador que empreste dinheiro recurso ou não, o fornecedor vai utilizar para dizer, se vai ou, não forneceu, novo prazo, para você, ou, vender, pra, você, assim, os investidores aquele que aquele cara que investe empresa vai utilizar para dizer, ou, não, se ele vai investir na sua, empresa, ok, e acima de tudo, fazer com que vocês tomem decisões corretas para que a empresa cresça cada vez mais esse é o conceito e foi o que eu entendo que a gente entendeu das, respostas parabéns a todos os paulistas participações aos tutores é e, a gente vai pra nossa segunda questão questão 2 preencha, os parênteses com, 11 para, a definição de ativo 2 para definição de passivo 3 para, a definição de patrimônio livro relembrando que é muito importante essas definições para, a melhor compreensão da análise então vamos lá na primeira que eu tenho aqui é uma obrigação presente da entidade derivada de eventos passados seja de eventos que já ocorreram cuja liquidação ou seja, o pagamento se espera que se resulte na saída de recursos da entidade capaz de gerar benefício econômico futuro ou seja é a obrigação que vai fazer que está em recursos da empresa; ok não fala obrigação nem, professor está falando que então aqui falando de obrigação então as obrigações o que seriam essas obrigações quando eu compro né mercadorias né eu gero que eu gero essas mercadorias quando eu compro, a prazo e gera uma obrigação que futuramente eu terei que que tá lá né que são os meus fornecedores a pagar eu tenho também com, a outra obrigação dentro da organização então quando aquelas pessoas que trabalham na minha empresa né. No final do mês eu tenho que pagar o salário dela nem tão são os salários, a pagarem o que uma obrigação da empresa então alguns tipos de obrigação.

Tá um outro tipo de obrigação que nós temos também que muitos empresários não gosto nem professor adrian são os impostos, a pagar então eles têm que é cobrir as despesas com impostos é um tipo de uma obrigação também da empresa é isso mesmo obrigação então se, eu estou falando de obrigação cabe slide eu estou falando de um, pa sílvio; ok, no próximo diz o que aqui é o recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados no copo qual! Se espera que flutuam futuro flu perdeu outros benefícios econômicos da entidade que estou dizendo aqui é um recurso que está sobre minha propriedade mas que com, esse recurso eu vou, gerar benefícios econômicos futuros para, a entidade o que eu tô falando aqui professor então o que é que eu tenho aqui eu represento o que pôr as contas do meu aquelas contas é o disponível é o que eu tenho em caixa pode ser também! Tá eu vendi atraso a minha empresa é trabalha com! Vendas, a prazo e vende, a prazo então se eu vendia atraso gerou o que gerou duplicatas a receber na então isso é um recurso controlado pela entidade que posteriormente vai gerar o que o benefício futuro né econômico para essa, empresa, então, isso, aí, nós, estamos, falando com, a definição de ativos tratamentos último né aqui é o interesse residual verdão é o interesse residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos então interesse residual dos ativos da entidade depois que deduzidos todos os seus passivos na verdade estou falando aqui ativo menos passivo é igual uma coisa que que é isso é o patrimônio líquido o que é o patrimônio líquido nada mais é do que o capital que aquele sócio integralizou na empresa certo no patrimônio líquido nós temos a conta do capital e dos lucros e prejuízos acumulados também então aquele dinheiro que o sócio ele tirou do bolso integralizou na empresa, ele faz parte do patrimônio líquido da empresa certo professor adriano muito bem muito bem então assim gente saber de sair, o importante é jael já tem dono é importante saber definição de cada, um desses, para melhor, tomada de decisão vamos lá, a questão número 3 identifique, a opção que que nos remeta, ao cálculo do resultado bruto provavelmente o que tem que fazer com? Isso tudo eu tenho que a pegada demonstração do resultado do exercício e nela e falar assim como é que eu chego no resultado bruto rock então o que eu tenho que fazer quando tem esse tipo de questão eu tenho que olhar pra minha estrutura da demonstração de resultado correto que eu quero achar eu quero achar o que me remete ao meu resultado bruto essa questão remete resultado bruto o que faz com que eu cheguei no resultado bruto que é eu tenho que pegar a receita líquida né – os meus cursos das vendas aí eu chego, no meu resultado, bruto e se, por esse é igual ao resultado bruto então lá na questão, a primeira receita bruta – redução de vendas é isso para chegar, resultado, bruto, nada, a ver, né já, a receita bruta, a outra que o resultado bruto né – as despesas operacionais em nada, a ver nem seria, o lucro é o resultado antes. Do das operações financeiras ou, até, mesmo, antes dos impostos, agora, vem, a receita bruta mais as deduções das, vendas não é receita bruta mais ação da mina não leva, a lugar nenhum agora, essa aqui, sim né essa aqui, sim essa aqui está falando que olha receita líquida – os custos das vendas esse sim a resposta correta este que é o meu é o que chega ao cálculo do resultado bruto como saber se a isso, a receita líquida – os cursos das vendas é igual ao que o resultado bruto voltando efeito alimentos também é igual, a resultado bruto; ok, a gente é super o sono é preciso decorar, a estrutura não essa estrutura essa, parte aqui ó essas partes que estou ficando aqui essas páginas normalmente eu entrego pronto da avaliação não quero que vocês decorre a ordem sim o que tem dentro de cada um desses grupos ou quem na sequência 4 né preencham, os parênteses com, um par ativo, circulante e dois, para ativo, não, circulante com, a definição de ser volante e não circulante muita atenção nisso circulante é tudo aquilo que eu consigo fazer dinheiro até, o fim do exercício seguinte eu estou em 2015 circulante até, o fim, do ano de 2016 sexto em 2016 circulante até, o fim de 2011 17!

Ok é assim que funciona então a professora o ano que vem a longo prazo não é longo prazo, no ano que vem é todo curto prazo só quando vai pra ti do fim, do exercício seguinte, do ano, seguinte, ok, vamos, lá, então, cultas, a receber com, vencimento até, o final. Do ano seguinte, até, o final. Do ano seguinte, a professora então contas né, a receber até o final.

Do ano seguinte ela é o que se é até o final. Do ano seguinte 2016 é é uma conta do ativo circulante certo professor adriano reto então, o ita. Give eu ele é o que é uma conta do ativo não circulante, o disponível disponível que aqueles valores que eu tenho em caixa em banco é uma conta do ativo circulante e o 2o imobilizado, o imobilizado é uma conta do ativo não circulante estoques é uma conta do ativo circulante adiantamentos a empregados uma conta do ativo circulante e participação em outra companhia, professor adriano é uma conta do ativo não circulante, ok, essas, são as contas o que como eu classifico ativo circulante não circulante verifique que tudo aquilo que tarde circulante são coisas que você consegue fazer dinheiro rápido tudo aquilo que está não circulante você não consegue fazer dia tão rápido e além de tudo você não tem intenção de vender você tem ali pra, gerar pra conseguir tocar as operações normais da empresa, ok, vamos lá, a questão número 5 na questão de número 5 eu tenho é identificar a opção que identifica a opção que nos remete, ao cálculo da receita líquida opa teve aparecida ali né que eu tenho que fazer então quando tem esse tipo de coisa óleo na minha demonstração do resultado do exercício e da liga voltou à informação então vamos lá vou mostrar que um pedacinho do do o que eu tô querendo achado crescendo achar, o cálculo da receita lista vamos lá no pedacinho! Do dr é eu quero achar esse cara aqui pra chegar na receita líquida que eu tenho que fazer para chegar na receita líquida eu tenho que pegar a receita bruta – as deduções das, vendas sair da minha receita de fato, o rock então qual é a forma receita bruta – as deduções de vendas então vamos lá ver então em receita bruta mais, a dedução de venda não né chega, a lugar nenhum resultado bruto – as despesas operacionais nada, a ver também, a receita bruta receita líquida – curso da agenda pra estou falando como é que eu vou pra chegar na receita líquida eu vou usar receita líquida então, só nos resta é a receita bruta – as deduções de vendas; ok, esta seria, a questão correta, ok, pra pra, mim fazer resultado que eu faço eu vou sempre na minha na missa na estrutura das minhas demonstrações fechado assim rock gente é vou sair um pouco aqui do dos slides, ea gente vai começar, a brincar o carro tiné esse jogo é entre os povos é toda, a maioria de vocês já entraram no site no carro de ponto?

It por favor tentem colocar, o nome, do pólo tá nome do pólo tem alguns aqui que está ainda ó tá com, um código não na segunda tela tem que entrar com, o nome do pólo esse que eu vou excluir correto jaru cerejeiras biya onde, o seeb coloca, o nome da sua cidade, no seu acesso porto velho zona norte, nós, estamos com, 14 players, ou seja, 14, jó, jogadores, ok, como é que funciona o carro di o carro te dá ponto pra você que responde certo e mais rápido; ok então as questões vão aparecer na tela e assim que aparecer na tela você olha pra tela vai ter resposta, um, símbolo junto com, a cor na tela aqui do da tv. Tá na tela da tv na sua da tela do computador do pólo e vai aparecer só os ícones só os é o símbolo ce e as cores correto com, 19 jogadores já, a gente começa então na tela de vocês aí vai aparecer somente os símbolos das respostas que vão estar no quadro então atenção aluno olha para o quadro e fala um exemplo é triângulo vermelho, ou, 4, retângulo, vermelho, favor, acesse e professora, no vermelho é não, ver dia, no azul eo, amarelo e assim, vai e aí, a professora vai respondendo toda presencial vai responder, o quanto antes, ok, então, gente, atenção, né, a gente já está com, 18 jogadores, a gente espera um pouquinho mais, a gente começa, a brincar o nosso carro tinha fechado assim, a resposta em cima do símbolo que tiver aqui na tela fechado é tem pólo ainda fora, nós estamos com, 18 pólos, ainda, tem, alguns, pólos, tô, sentindo, falta, dos pólos de do acre que não está nenhum aqui ainda quem é bia talvez clô bia porque tem que colocar o nome do pólo; ok, 16, jogadores, agora, e dentre, porto velho entrou são francisco mas alguns relembrando, a pergunta aparece na tela, a pergunta aparece na tela e você vai ter que é dar a resposta o quanto antes todos quem está entrando aqui só com, o cpf e infelizmente eu tenho que excluir que eu não sei da onde vem o correto, a gente é assim então com, 21 jogadores 25 pólos, quatro, pólos, ano provavelmente, não conseguiu, eu vou, iniciar agora, relembre você, vai, acertar, ganha, quem, acertar, quem der a resposta correta e o mais rápido possível; ok, vamos lá, a primeira pergunta todas as perguntas vão ser sobre, a análise das, demonstrações contábeis, são demonstrações, são tipos demonstrações contábeis exceto que daqui não é demonstrações contábeis lembram que eu vou faz passar, o símbolo e vocês vão responder em cima do símbolo quais destes não, são demonstrativos contábeis, eu tenho, nove respostas 12 respostas já, o balanço patrimonial demonstração contábil demonstração do resultado, do exercício a demonstração contábil eu eo tempos e todos 18 aceitar acertaram que legal e sem professores 18 é livre registo funcionário é um livro auxiliar de registro de empregado não há demonstração contábil quem será que respondeu primeiro já que todos acertaram a diferença da resposta que vai ser quem respondeu mais rápido, vamos, lá, ver, jaru com, 794, pontos depois de paraná, ouro preto, colorado e alta, floresta quem está é na frente, por, enquanto, ok, então, gente, olha é tá pra reverter isso tá é só e jogando é mais rápido ea resposta, certa, ao final, a gente, a passar apresenta toda, a lista de todos entre uma pergunta e outra vai aparecer só, os cinco, primeiros, ok, prontos, todos lembrando que se clica; no, no símbolo que tiver na tela vamos para a nossa própria pergunta receita bruta menos deduções de vendas é igual ao que nós fizemos isso né, o soro exercícios nós acabamos de realizar né é esse essa, atividade aqui, no nosso exercício então, tá bem fácil vamos participar alunos vamos ver, qual, o pólo né que será mais rápido na resposta honesta assim, todo mundo, respondeu receita, líquida, exatamente, receita, bruta, menos opções de venda igual, a receita líquida quatro povos não acertado mas amar grande maioria acertou quem será que na frente agora surge a cada ano 100 será que jaru e da continuou agora é são francisco tá com 1! 740 ji, paraná, permanece segundo, alta floresta, zona norte entrou agora com, 1. 684 e colorado, 1645 parabéns, a maioria está acertando todas, ok, prepare se aí a gente já vai para o nosso nossa terceira questão nossa terceira questão é são ativos circulantes aquele que bíblia dinheiro até de se, seguir é certo tenho aqui que não é ativo circulante; ok, tem um que não é ativo circulante entre essas contas entre todas essas quatro contas tem um que não é um ativo circulante qual que não é ativo circulante 17 delas respostas, faltam agora, 20 falta mais um pra fazer da resposta ea gente encerra, ok, opa, vamos, lá, não é assim um, ativo, circulante, exceto e móveis em uso na caixa é um ativo circulante, o estoque também ativo circulante na professora e quanto, a receber curto prazo, até, coloquei aqui, para não, ter, confusão, também, agora, envolve, o uso não é ativo circulante; ok, professor adriano já aproveitando né que não estamos falando sobre ativo circulante os alunos de nova, brasilândia estão pedindo pra explicar né, a questão 4 que fala sobre ativo circulante ativo não circulante né que é sobre essa atividade que eles estão com, um pouco de dúvida sobre o que seja um ativo circulante e o que seja um ativo não circulante já vamos lá não voltar nessa é assim que a gente terminar, o jogo aqui a gente volta nessa questão e trabalho especificamente é isso mas gente um ativo circulante é todo aquilo que eu quero fazer dinheiro de imediato até o fim do exercício seguinte correta então caixa stock mercadoria tudo isso alguém tenha um estoque que o cara chega na sua loja e fala assim eu quero comprar de você fazer não eu só quero vender depois do fim desse seguinte esse ano eu não, quero ver alguém faz isso então estoque é circulante você tem contas, a receber quem é que vende 100 fora! Financiamento de veículos e coisa e tal quem é que vem aqui pra receber, o não se pode comprar agora de 2016, para 2016, todo, passo, 2017 só me paga, em, 2018, erradas, então, assim, a maioria das, contas, a receber ea circular porque eu vou, receber ele, no máximo até, o fim do exercício barra coloca em, exercício e ficar, ano seguinte, ok, sobre, imóvel, eo, veículo, eu posso, vender meu veículo pode, vender sobre, mas você, não, tem, pra, isso, se, você não for a concessionária o veículo está lá pra, poder, conseguir gerenciar, a sua actividade; ok, espero, ter, esclarecido, um, pouco com, a gente, volta novamente quando, a gente começar, a estruturar demonstrações, a fazer, a análise, a gente volta, a falar sobre isso novamente dúvidas caminho é esse mesmo passa por chat, ea, professora passa, a gente começa, a conversar sobre assunto de novo; ok, próximo, a questão então vamos lá e agora, quem está na frente, são francisco permanece na frente zona norte, está, em segundo, alta, floresta, em, terceiro, colorado, e ji-paraná, em, quinto, lugar, ok, bom, pra, mais, uma questão é a última questão que responder mais rápido provavelmente ganha, o jogo ganho de chocolate da professora fernanda qual, cálculo nos remete, ao resultado bruto que o resultado bruto gente vamos lá, o resultado bruto é o que qualquer um nos remete, ao, resultado, bruto, quem, olha, não, tem, ainda, o olhar da drf beleza com, a resposta certa todos responderam dessa vez 20 acertaram três, serraram e 1 e 4 errado perdão então qual, a resposta certa resultado bruto é receita líquida – os cursos da venda sua ex quem será que anda sozinho não se será ou não tal, francisco bola na frente e rolar levar pólos olha aí, o parabéns, são francisco considerada zona norte, ficou, em segundo, no segundo, eu tenho que deixar a caixa de bombom pessoal lá em são francisco pode ter certeza que eu vou levar pessoalmente pra vocês daqui uns dias, tá podem aguardar e aí pessoal compromisso maior, eu vou levar pessoalmente pra, você com, certeza, já, sob, o compromisso de levá, la em, mãos, nem, sei vou, usá-la, irmãos, professora, conceição é isso, podem, agora, os dados eu vou, fazer, o feedback, eu vou repetir aqui todos, os resultados e vou guardar se tudo der certo na próxima aula, a gente novamente é novamente a gente faz faz de novo jogo, ok, então, são francisco parabéns pela, para o desenvolvimento, das, atividades, vamos, voltar, um pouco do slide pra gente poder é tirar algumas dúvidas com, relação, circulante, não circulante hockey que é esse o papel mesmo a gente tem que discutir isso agora, é perguntou aqui gente ó duas ferramentas importante 3 ferramenta importante primeiro, o ambiente virtual com, relação aos materiais que você tem, no seu dia a dia segundo, a participação na aula através do cheque passa, o seu tutor presencial, professor tutor favor pergunte os professores durante, a aula que eu tenho dúvida ea gente vai tentar na medida do possível ea outra ferramenta os fóruns de dúvidas, junto aos tutores, a distância; ok, vocês passam as questões para eles, acabam te ajudando e quando eles não têm informação, eles, buscam, eles, digam, mandar e mail, pra gente, a gente acaba respondendo então, luz e as ferramentas de ensino à distância aproximação através da internet através do ambiente virtual de aprendizagem professora fernanda bom professor adriano né os alunos eles estão aqui, o tutor de são francisco é coloca-se os alunos estão vibrando com, os jogos e os resultados olha pessoal de são miguel do guaporé também né os alunos adoraram, o jogo olha uma excelente ferramenta né, professor para nós trabalharmos com, os nossos, alunos, no dia a dia e terá participação em tempo real dos alunos que estão lá em costa marques, lá em, são francisco né um pouco distante, mas estão participando aqui conosco e vibrando eu fico muito feliz o professor adriano que bom choro é nosso tentar se encerrando e começa, a levantar, a placa ali eu tô sem opção enxerga mesmo mas o tendo um ponto gente essa semana tem atividade, a distância tem atividade distância é é a introdução à análise das demonstrações contábeis minhas atividades você, já fizeram, a maior parte vocês já, fizeram, contabilidade, geral também as atividades são sempre dentro slide nessa disciplina, especificamente, tem um, caderno e disciplina que a gente escreveu um tempo ea, gente está utilizando com, vocês, então, vai, ser, sempre slide mais um arquivo em pdf daquele capítulo da disciplina então tudo está ali leitura, atenção fazer pode, fazer, em, grupos, ou, pode, fazer, grupo, ok, pode, fazer, grupo, desde que vocês tirem do grupo a sua ideia que não pode copiar, a internet não pode, não, copio da internet isso é plágio e você não aprende nada se, você aprender só deixar você fazer, correto dúvidas tutores online na aula pergunta aqui que a fernanda eu o fernando na medida. Do possível a gente vai é passar as informações para você por fernanda, o bairro na semana que vem é que é querido os alunos nem muito obrigada pela participação de vocês né o chat, aqui todos estão participando estão falando assim nossa, adoramos, essa, atividade, né e fica aqui os meus agradecimentos e aguardo vocês na próxima aula gente até, a semana que vem se deus quiser e ele, adquirir até lá. .